segunda-feira, 19 de maio de 2014

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

As atividades serão desenvolvidas de acordo com as etapas abaixo mencionadas:
1ª Etapa:
Na sala de aula, os professores trabalharão os diferentes tipos de pesquisa, destacando a importância de cada uma e a maneira como devem ser realizadas, de acordo com cada modalidade. Utilizando as técnicas, instrumentos e normas , através de explicações teóricas.
Modalidades de Pesquisa:
1 - A Internet
A internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para os alunos, dentro e fora da sala de aula. A facilidade de, digitando duas ou três palavras nos serviços de busca, encontra múltiplas respostas para qualquer tema, é uma facilidade deslumbrante, impossível de ser imaginada há bem pouco tempo. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas. A prática desenvolvemos a habilidade de descobrir onde estão os melhores endereços, os que vale a pena aprofundar. Fazemo-lo, observando a organização dos tópicos, a riqueza e variedade de artigos, a respeitabilidade da instituição e dos pesquisadores. Podemos coordenar pesquisas com objetivos bem específicos, monitorando de perto cada etapa da busca, pedindo que anotem os dados mais importantes, e que reconstruam ao final os resultados. É importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir neste momento, neste tópico. Se o aluno tem claro ou encontra valor no que vai pesquisar, o fará com mais rapidez e eficiência. O professor precisa estar atento, porque a tendência na Internet é para a dispersão fácil. O intercâmbio constante de resultados, a supervisão do professor podem ajudar a obter melhores resultados. Na pesquisa com objetivos bem específicos podemos fazer uma busca "uniforme", isto é, todos pesquisam os mesmos endereços previamente indicados pelo professor ou fazem uma busca mais aberta sobre o mesmo assunto. Vale a pena alternar as duas formas. Na primeira, há menos variedade de lugares pesquisados, mas podem-se aprofundar mais os resultados. Na segunda, ao deixar menos definidos os lugares e sim o tema, as possibilidades de encontrar resultados inesperados aumenta.
Podemos fazer pesquisas de temas diferentes, individualmente ou em pequenos grupos. É interessante que os alunos escolham algum assunto dentro do programa que esteja mais próximo do que eles valorizam mais. Essas pesquisas podem ser realizadas dentro e fora do período de aula. Durante a aula, o professor acompanha cada aluno, tira dúvidas, dá sugestões, incentiva, complementa os resultados, aprende com as informações que os alunos passam. Essas pesquisas são depois apresentadas para os demais colegas e para o professor. Este complementa, problematiza, adapta à realidade local os resultados trazidos pelos alunos. Como há tantas possibilidades de pesquisa e facilidade de dispersão, o educador estará atento, na aula-pesquisa, a escolher o melhor momento de cada aluno comunicar os seus resultados para a classe. A comunicação de resultados pode ser espontânea: o professor pede que quando alguém encontre algo significativo que o comunique a todos. Isso ajuda a que os colegas possam avançar mais, aprofundar os melhores sites, os mesmos assuntos.
Pode-se também, ao final do período da aula-pesquisa, pedir aos alunos que relatem a síntese do que encontraram de mais significativo. Os alunos terão gravadas as principais páginas, junto com um roteiro de anotações, para esclarecer a navegação feita e encontrar melhores relações, ao final. Um aprofundamento dos resultados pesquisados pode ser deixada para a próxima aula. Os alunos fazem, fora da aula, a análise das páginas encontradas. Procuram o que houve demais significativo. Esses dados são colocados em comum na aula seguinte. Professor e alunos relacionam as coincidências e divergências entre os resultados encontrados e as informações já conhecidas em reflexões anteriores, em livros e revistas. Essa discussão maior é importante, para que a Internet não se torne só uma bela diversão e que esse tempo de pesquisa se multiplique pela difusão em comum, pela troca, discussão, síntese final. A comunicação dos resultados ao grupo é cada vez mais relevante pela quantidade, variedade e desigualdade de dados, informações contidas nas páginas da Internet. Há muitos pontos de vista diferentes explicitados. A colocação em comum facilita a comparação, a seleção, a organização hierárquica de idéias, conceitos, valores. A tendência dos alunos é a quantificar, mais do que analisar. Juntam inúmeras páginas. Se não estivermos atentos, não explorarão todas as possibilidades nelas contidas.
A pesquisa na Internet requer uma habilidade especial devido à rapidez com que são modificadas as informações nas páginas e à diversidade de pessoas e pontos de vista envolvidos. A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não deter-se, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes. A intuição é um radar que vamos desenvolvendo de "clicar" o mouse nos links que nos levarão mais perto do que procuramos. A intuição nos leva a aprender por tentativa, acerto e erro. Às vezes passaremos bastante tempo sem achar algo importante e, de repente, se estivermos atentos, conseguiremos um artigo fundamental, uma página esclarecedora. O gosto estético nos ajuda a reconhecer e a apreciar páginas elaboradas com cuidado, com bom gosto, com integração de imagem e texto. Principalmente para os alunos, o estético é uma qualidade fundamental de atração. Uma página bem apresentada, com recursos atraentes, é imediatamente selecionada, pesquisada. Acontece com freqüência encontrar assuntos novos, diferentes dos buscados e que também podem interessar a alguém em particular. O educador não deve simplesmente dizer ao aluno que aquele assunto não faz parte da aula. Pode pedir-lhe que grave rapidamente o que achar mais importante e que deixe para outro momento o aprofundamento desse novo assunto, para voltar logo que mais ao tema específico da aula. Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias - vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta. Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a viagem vale por si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras preciosas escondidas no meio de inúmeros sites publicitários.

2-Trabalho seguindo as Normas Metodológicas
Normas para realizar um trabalho:
Apresentação de um trabalho escrito (estrutura):
  • Capa
  • Sumário
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão
  • Bibliografia

  1. Para elaborar um trabalho escrito deve-se estabelecer um plano de trabalho, elaborar um sumário, onde de maneira lógica e sequencial ordenem os diferentes assuntos a tratar.
  2. Em seguida deve-se fazer uma introdução, que incluirá um pequeno texto em que registramos uma pequena noção do tema do trabalho, a forma como surgiu, o(s) problemas(s) que se colocaram, poderá fazer-se a apresentação e localização da área de estudo, identificar os objetivos do trabalho, bem como os materiais, métodos e técnicas usados durante a sua realização.
  3. Depois segue-se o corpo do trabalho (desenvolvimento), que pode ou não estar dividido em capítulos, onde se apresenta detalhada e sequencialmente o tema proposto, através de uma descrição.
  4. Antes de finalizar com a bibliografia, deve apresentar-se as conclusões do tema desenvolvido.
  5. Bibliografia: no final do trabalho indicam-se, por ordem alfabética, as referências bibliográficas consultadas: Livros, autor, ano de edição, título da obra, editora, local e número de páginas, ou os sites consultados, por exemplo : HTTP://WWW.usernomics.com.
  6. Para que o trabalho cause boa impressão e cative novos leitores deve ser apresentado da seguinte forma: Formato: as dimensões do trabalho devem permitir fácil manuseamento e arrumação, e para isso, deve-se utilizar uma folha A4 e letra, no mínimo, tamanho 12. Capa; todos os trabalhos devem ter uma capa com a identificação do tema do trabalho, da disciplina a que se destina, da escola, do aluno, etc...
3- Síntese
A síntese de texto é um tipo especial de composição que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
Procedimentos:
  1. Leia atentamente o texto, a fim de conhecer o assunto e assimilar as idéias principais;
  2. Leia novamente o texto, sublinhando as partes mais importantes, ou anotando à parte os pontos que devem ser conservados;
  3. Resuma cada parágrafo separadamente, mantendo a seqüência de idéias do texto original;
  4. Agora, faça seu próprio resumo, unindo os parágrafos, ou fazendo quaisquer adaptações conforme desejar;
  5. Evite copiar partes do texto original. Procure exercitar seu vocabulário. Mantenha, porém, o nível de linguagem do autor;
  6. Não se envolva nem participe do texto. Limite-se a sintetizá-lo.

4- Observação
A observação deve ser realizada seguindo os comandos do professor, em uma feira, filme, exposição,etc... Deve-se observar tudo o que está a volta, ficando atento aos detalhes .Em seguida, deve-se anotar tudo o que se julgar mais importante, para mais tarde realizar o que o professor solicitou ( produção de um texto, análise, etc...)
5- Entrevista
O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante.
A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias. É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas.
  Procure selecionar pessoas que realmente têm o conhecimento necessário para satisfazer suas necessidades de informação.
Prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer.
Vá anotando as informações do entrevistado, sem deixar que ele fique esperando sua próxima indagação .Procure fazer um relatório o mais cedo possível, anotando as informações que você julgar mais importante.


2ª Etapa:

Os professores estarão solicitando aos alunos que realizem alguns trabalhos. Estes deverão ser realizados seguindo as normas e critérios estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de realizar as pesquisas na Biblioteca Cidadã, utilizando se dos diferentes recursos lá disponíveis, pois assim, poderão familiarizar-se com o local para futuramente usufruir quando necessário. Os alunos serão levados até a biblioteca Cidadã, acompanhados por uma coordenadora pedagógica no horário de contraturno, e lá serão orientados pela bibliotecária, seguindo as orientações dadas pelos professores de acordo com a 1ª etapa.

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