O
termo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA,
1986), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da
realidade, investigação, inquirição”. Além disso, também
significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com
o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um
campo qualquer do conhecimento”. Essas definições ajudam a
compreender a pesquisa como uma ação de conhecimento da realidade,
um processo de investigação minucioso e sistemático para conhecer
a realidade, seja ela natural ou social. O importante aqui é
compreender a pesquisa como um processo de produção de
conhecimentos para compreensão de uma dada realidade, isto é,
conhecimentos que auxiliem na interpretação da realidade.
A
pesquisa é um mecanismo de compreensão do mundo, o conhecimento é
uma necessidade para a ação. Além de diferenciar os sujeitos de
outras espécies, pela possibilidade de compreender o mundo através
do pensamento, o conhecimento fundamenta a ação sobre o mundo, isto
é, apresenta-se como uma necessidade para dar a intencionalidade às
ações humanas. Se a ação humana sobre o mundo e as coisas é uma
ação intencional, dirigir conscientemente a ação significa
conhecer, compreender seus múltiplos aspectos.
O
conhecimento “ilumina” a ação humana sobre o mundo e as coisas,
é a luz do caminho a ser percorrido. Se é parte da essência humana
agir e sentir pensando e compreendendo, é impossível nos
relacionarmos com o mundo sem um “ajuste” cognitivo sobre a
realidade que nos cerca, isto é, não conseguimos viver sem
compreender o mundo que nos rodeia. Esse “ajuste cognitivo” é a
busca do conhecimento, dos instrumentos necessários para iluminar
nossas ações, para nos dar segurança, compreendendo o caminho, no
caminhar. Então nós enquanto escola queremos despertar em nossos
alunos a noção de que pesquisar, criar, inovar e buscar o
aperfeiçoamento com a independência necessária é de extrema
importância, pois se eles estiverem orientados no caminho do
conhecimento, estimulados a raciocinar e resolver questões com o
máximo de autonomia, serão capazes de fazer a diferença no mundo
que o cercam. Interagir com o ambiente externo, segundo as fases de
seu desenvolvimento, são fundamentais nessa fase de descobertas,
pois os alunos necessitam estar atentos a mudanças e exigências da
atualidade. Para tanto desejamos formá-los como cidadãos
conscientes e capazes de fazer a diferença em suas vidas adultas e
no mundo.
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