segunda-feira, 19 de maio de 2014

JUSTIFICATIVA

O termo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade, investigação, inquirição”. Além disso, também significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento”. Essas definições ajudam a compreender a pesquisa como uma ação de conhecimento da realidade, um processo de investigação minucioso e sistemático para conhecer a realidade, seja ela natural ou social. O importante aqui é compreender a pesquisa como um processo de produção de conhecimentos para compreensão de uma dada realidade, isto é, conhecimentos que auxiliem na interpretação da realidade.
A pesquisa é um mecanismo de compreensão do mundo, o conhecimento é uma necessidade para a ação. Além de diferenciar os sujeitos de outras espécies, pela possibilidade de compreender o mundo através do pensamento, o conhecimento fundamenta a ação sobre o mundo, isto é, apresenta-se como uma necessidade para dar a intencionalidade às ações humanas. Se a ação humana sobre o mundo e as coisas é uma ação intencional, dirigir conscientemente a ação significa conhecer, compreender seus múltiplos aspectos.

O conhecimento “ilumina” a ação humana sobre o mundo e as coisas, é a luz do caminho a ser percorrido. Se é parte da essência humana agir e sentir pensando e compreendendo, é impossível nos relacionarmos com o mundo sem um “ajuste” cognitivo sobre a realidade que nos cerca, isto é, não conseguimos viver sem compreender o mundo que nos rodeia. Esse “ajuste cognitivo” é a busca do conhecimento, dos instrumentos necessários para iluminar nossas ações, para nos dar segurança, compreendendo o caminho, no caminhar. Então nós enquanto escola queremos despertar em nossos alunos a noção de que pesquisar, criar, inovar e buscar o aperfeiçoamento com a independência necessária é de extrema importância, pois se eles estiverem orientados no caminho do conhecimento, estimulados a raciocinar e resolver questões com o máximo de autonomia, serão capazes de fazer a diferença no mundo que o cercam. Interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento, são fundamentais nessa fase de descobertas, pois os alunos necessitam estar atentos a mudanças e exigências da atualidade. Para tanto desejamos formá-los como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença em suas vidas adultas e no mundo.

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